• Resumo

    A sustentável leveza do visitar: modelo de avaliação de competitividade e sustentabilidade estratégica dos destinos turísticos

    Data de publicação: 07/08/2008
    A estreita relação entre competitividade e sustentabilidade no turismo condiciona e fixa a forma de planejamento e gestão dos destinos atuais e futuros. Interpretando o sistema turístico como um processo dinâmico, baseado em uma seqüência lógica de decisões e ações inter-relacionadas e inter-dependentes, propõe-se a sistematização das dimensões e fatores determinantes para a gestão competitiva e sustentável dos destinos. Utilizando o método da criação de um modelo, foram definidos indicadores objetivos/métricos para estas dimensões e fatores críticos que condicionam o sucesso dos destinos no contexto atual e futuro. A sistematização, aqui denominada Competenible Model, consiste em uma metodologia de controle das reais condições turísticas do destino, representadas pela lista de diferentes funções inerentes ao longo e permanente processo que suporta a gestão em um contexto de competitividade globalizada e o esforço pela implementação de modelos de desenvolvimento turístico no quadro da sustentabilidade. A aplicação da metodologia permite avaliar se os destinos turísticos estão, efetivamente, implementando suas ações, cumprindo com os critérios atuais que determinam o sucesso competitivo do turismo global e de acordo com os condicionamentos do desenvolvimento sustentável local. Palavras-chave: Sustentável; Avaliação da competitividade; Estratégica de destinos turísticos.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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