• Resumo

    Análise de redes sociais de meios de hospedagem de Tiradentes (MG): Perfil e evidências da gênese dos relacionamentos

    Data de publicação: 09/11/2020
    A análise de redes sociais (ARS) constitui um grande avanço na pesquisa em turismo ao revelar as características das relações estabelecidas, apresentando suas estruturas e propriedades. Este trabalho objetivou caracterizar e analisar a rede de cooperação formada entre proprietários de pousadas em Tiradentes-MG. Com o objetivo de explorar o contexto da pesquisa, foram realizadas entrevistas junto a sete proprietários de pousadas. Posteriormente, para a coleta dos dados, foi aplicado um questionário aos proprietários. Por meio da técnica da “bola de neve” foi gerada a rede de cooperação. A partir disso, utilizou-se das técnicas da ARS, com ênfase nas métricas descritivas e pela modelagem de grafos aleatórios da família exponencial (ERGM - Exponential Random Graph Models). Com isso, foi possível caracterizar a rede de cooperação e analisar suas propriedades. A rede possui 54 pousadas, com uma densidade geral baixa, pois há apenas 4,7% de relações possíveis. Foram identificadas 17 pousadas centrais e 37 periféricas. No subgrupo central, a densidade foi de 15,4% e no subgrupo periférico, de apenas 2,6%. A rede de cooperação observada apresentou homofilia por gênero e por procedência dos proprietários. Os resultados da modelagem ERGM permitiram explicações probabilísticas em termos de atributos endógenos dos proprietários, como gênero e procedência.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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