QUALIDADE PERCEBIDA E EXPECTATIVAS DE BRASILEIROS E ESTRANGEIROS EM RELAÇÃO AOS EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS TURÍSTICOS

Autores

  • Maria Isabel de Barros Mamede Universidade de Fortaleza
  • Ali­pio Ramos Veiga Neto Universidade Potiguar

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v13n3.p311-328

Palavras-chave:

equipamentos turísticos, qualidade percebida, expectativas de turistas.

Resumo

A qualidade pode ser considerada uma vantagem competitiva sustentável podendo significar um diferencial estratégico. Para alcançá-la, deve-se considerar a percepção do consumidor, que é influenciada por suas expectativas que, por sua vez, é consequência da comunicação boca a boca, de suas necessidades pessoais e experiências passadas. Utilizando o modelo SERVQUAL proposto por Parasuraman et al. (1990) objetivou-se analisar e comparar as expectativas e a qualidade percebida por turistas brasileiros e estrangeiros em relação aos equipamentos e serviços turísticos de sol e praia. Para tanto, optou-se por uma investigação com delineamento exploratório-descritivo utilizando como instrumento um questionário estruturado e adaptado aplicado em praias da cidade de Fortaleza em 289 sujeitos cujos resultados foram tratados por meio do teste-t student bicaudal. Os resultados apontaram que os turistas estrangeiros foram mais criteriosos em sua avaliação apresentando as piores expectativas e percepções. Entretanto, ambos os segmentos não apresentaram lacuna entre as expectativas e a percepção na prestação dos serviços turísticos.

Biografia do Autor

Maria Isabel de Barros Mamede, Universidade de Fortaleza

Possui graduação em Turismo pela Universidade de Fortaleza (2002) e mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2006). Tem experiência nas áreas de hotelaria e transportes turísticos. Atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: empreendedorismo, competências, marketing turístico, gestão da qualidade e hotelaria

Ali­pio Ramos Veiga Neto, Universidade Potiguar

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Publicado

2011-11-08

Como Citar

Mamede, M. I. de B., & Veiga Neto, A. R. (2011). QUALIDADE PERCEBIDA E EXPECTATIVAS DE BRASILEIROS E ESTRANGEIROS EM RELAÇÃO AOS EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS TURÍSTICOS. Turismo: Visão E Ação, 13(3), 311–328. https://doi.org/10.14210/rtva.v13n3.p311-328

Edição

Seção

Artigos