A INFLUÊNCIA DO RESTAURANTE MANACÁ NA GASTRONOMIA E SUSTENTABILIDADE DO BAIRRO CAMBURI – SÃO SEBASTIÃO – SP

Autores

  • Camila Papa Lopes UniSantos; Unimes
  • Jose Alberto Carvalho dos Santos Claro Universidade Metodista de São Paulo - UMESP
  • Vanderli Marques Unimonte

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v14n1.p118-130

Palavras-chave:

Sustentabilidade. Gastronomia. Hospitalidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral tratar sobre a sustentabilidade na hospitalidade a partir de análise sobre um restaurante no bairro de Camburi, situado na cidade de São Sebastião, litoral norte do Estado de São Paulo, o Manacá, cujo proprietário adotou práticas de gestão ambiental, aliadas a hospitalidade de alta qualidade, tornando-o exemplo para outros negócios em gastronomia e criando uma rede de cooperação com outros restaurantes. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, baseada em estudo de caso único para demostrar quais práticas de gestão ambiental contribuem para a sustentabilidade na hospitalidade gastronômica. Utilizou-se, ainda, a pesquisa documental e pesquisa de campo, por meio da observação direta. Destaca-se que suas atividades, embora não sejam as mais indicadas como instrumento de gestão ambiental contemporânea, demonstram a sustentabilidade ecológica do negócio. Dentre estas, destacam-se a construção do espaço físico do restaurante com palafitas, para não impedir o curso do Rio Camburi, adoção de práticas de separação do lixo para reciclagem e a realização de tratamento de esgoto. Tais práticas ambientais favoreceram a hospitalidade do Manacá e o tornou referência para outros estabelecimentos gastronômicos locais, enfatizando que a hospitalidade pode estar alinhada com a sustentabilidade e contribui para a qualidade na gastronomia.

Biografia do Autor

Jose Alberto Carvalho dos Santos Claro, Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Dossui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Santos (1992), mestrado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (1998) e doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2002). Atualmente é professor do Programa de Mestrado em Gestão de Negócios da Universidade Católica de Santos - UniSantos, e professor de pós graduação lato sensu e MBA da Universidade Católica de Santos, desde 1998. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, administração, consumidor, atendimento a clientes e educação continuada. Gerente de Relacionamento e Negócios, da Unisantos, desde 2007. A partir de 2007 exerce, simultaneamente, o cargo de Diretor de Relações Institucionais do IMPACTO - Instituto Metropolitano de Pesquisas Acadêmicas e Consultoria Técnico-Operacional.

Downloads

Publicado

2012-03-22

Edição

Seção

Artigos