• Resumo

    Motivadores e Determinantes da Intenção de Visitar Parques Temáticos

    Data de publicação: 17/02/2023

    Entender o que motiva o turista a conhecer parques temáticos pode ajudar no desenvolvimento de estratégias para organizações que atuam no campo do lazer, entretenimento e turismo. Nesse sentido, este estudo objetivou identificar os motivadores e determinantes da intenção de visitar parques temáticos por parte do consumidor. Realizou-se um survey online, obtendo-se dados de 258 participantes, sendo esses analisados por meio de regressão múltipla. Em geral, os resultados evidenciaram que, dos construtos propostos no modelo teórico, em que tanto os fatores motivacionais quanto os fatores determinantes, exercem influência positiva sobre a intenção de visitar, ainda que, os fatores motivacionais venham exercer, em determinados casos, uma força ainda maior diante do resultado. O preço também apareceu como um fator que impacta na intenção de compra. Apesar de o contexto turístico ser mais hedônico, foi possível observar que aspectos racionais são importantes motivadores no processo de escolha. Do ponto de vista teórico, a contribuição desta pesquisa decorre da investigação de um contexto ainda inédito na literatura do comportamento do consumidor turístico, trazendo uma nova visão a respeito da provável intenção de visitar do consumidor que tem certa propensão a adquirir esse tipo de serviço. Na prática, pode auxiliar os gestores a compreenderem quais atributos são mais importantes para seus clientes potenciais em suas tomadas de decisão.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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