• Resumo

    O Impacto da Capacidade de Absorção do Conhecimento na Orientação Empreendedora e na Sustentabilidade no Setor Hoteleiro

    Data de publicação: 17/02/2023

    O objetivo deste estudo é analisar a influência da capacidade absortiva e da orientação empreendedora na sustentabilidade econômica, social e ambiental, no setor hoteleiro das regiões turísticas catarinenses. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva do tipo survey com foco em dados primários originais. Fez-se uso da técnica de Modelagem de Equações Estruturais operacionalizada por meio do software SmartPLS 3.0 para o teste das hipóteses. Os resultados indicam que o constructo sustentabilidade é influenciado direta e positivamente pela capacidade absortiva (ACAP) e pela orientação empreendedora (OE) e que a OE recebe efeito direto e positivo da ACAP. Ainda, que essas relações são controladas segundo a classificação, por número de estrelas, do meio de hospedagem. A originalidade deste estudo está no aprofundamento da influência da ACAP na orientação empreendedora e de ambos os constructos na sustentabilidade. Bem como, ao contribuir com os empreendedores do setor hoteleiro apontando para a necessidade de manter atenção aos conhecimentos que estão fora da empresa, e que ao serem absorvidos possibilitam melhorias na ação empreendedora e na adoção de práticas de sustentabilidade no setor.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal