• Resumo

    Turismo de Cassinos do Destino Turístico Iguaçu: as motivações dos turistas brasileiros

    Data de publicação: 17/02/2023

    O turismo de cassinos é o tema da presente investigação, cujo recorte espacial contempla a região do Destino Turístico Iguaçu, na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, que oferta jogos de apostas como um de seus produtos. A pesquisa contribui para reduzir uma lacuna existente na literatura sobre turismo de cassinos no Brasil, buscando entender as motivações dos fluxos para estes atrativos a partir da perspectiva do turista. O objetivo geral é identificar os fatores motivacionais que levam os turistas brasileiros a visitar os cassinos do Destino Turístico Iguaçu. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e documental tendo como fonte de dados comentários de turistas na plataforma TripAdvisor. A captura dos comentários ocorreu com o uso de um software em Python, obtendo-se uma amostra de 2.197 comentários em língua portuguesa, entre agosto de 2012 e março de 2020. A tabulação e o processamento dos dados foram realizados com mecanismos para análise de textos do software R, que gerou um conjunto de quadrigramas (sequências de quatro palavras), para catalogar os fatores motivacionais que emergiram do corpus analisado. Aplicando análise de conteúdo, os quadrigramas foram classificados nas categorias motivacionais do modelo bidimensional push e pull proposta por Dann (1977) e Crompton (1979). Observou-se que as motivações que mais incentivam o turista a frequentar os cassinos (push) se concentram nos fatores “novidade”, seguido de “socialização” e “repouso e relaxamento”. No que tange às características que atraem os turistas para os cassinos (pull) aparecem os fatores “infraestrutura”, seguido de “bares e entretenimento” e “acomodações e transporte”.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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