• Resumo

    A INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE DIVERSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES RECREATIVAS E EDUCATIVAS DAS TRILHAS DO JARDIM BOTÂNICO BENJAMIM MARANHÃO (JOÃO PESSOA, PARAÍBA, BRASIL)‏

    Data de publicação: 22/06/2011
    O turismo tem o ambiente natural como um importante recurso de desenvolvimento, já que a natureza é um dos principais elementos motivadores das viagens de lazer; e como forma de amenizar as agressões do cotidiano urbano, uma grande parcela das viagens de férias e fins de semana passaram a ter como destino o meio natural. O Jardim Botânico Benjamim Maranhão (JBBM), em João Pessoa, localizado numa área de aproximadamente 343 ha. de Mata Atlântica, recebe visitantes que realizam diversas atividades em contato com a natureza. Os principais recursos utilizados para realização dessas atividades são as trilhas, que possuem características diferenciadas e permitem ao visitante entrar em contato direto com o ambiente natural. Visto que a relação turismo-meio ambiente é incontestável e que cada vez mais um número maior de pessoas busca a natureza e seus elementos, no presente trabalho elaborou-se um programa interpretativo para as trilhas do JBBM, atendendo aos diferentes tipos de público que o local possui. Foram identificados os principais recursos para o desenvolvimento da atividade na área e através do método de valoração de pontos interpretativos foi elaborado o roteiro para três percursos do local. Os roteiros elaborados contemplam questões sobre os aspectos ambientais, históricos e culturais do JBBM e foram idealizados levando em consideração as características dos visitantes espontâneos (turistas) e dos visitantes de grupos agendados que vão até o local.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal