• Resumo

    Validação da Escala Coolness no Contexto de Restaurantes Brasileiros

    Data de publicação: 16/03/2025

    Objetivo – O presente estudo tem por objetivo testar a escala de coolness desenvolvida por Kock (2021) para o contexto dos restaurantes brasileiros.

    Desenho/metodologia/abordagem – Primeiramente, a escala coolness passou por uma tradução e validação de conteúdo. Após isso, foram coletados dados, por meio de um survey online, de 207 participantes que já frequentaram algum restaurante considerado cool, com base no conceito de coolness. Para analisar os dados, aplicou-se a técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE) por meio do software SmartPLS 3.

    Resultados – Os resultados mostraram que a escala coolness é válida em contexto de restaurantes brasileiros, pois apresentou índices significantes de validade e confiabilidade. Foi possível perceber maior relevância da dimensão ‘originalidade’, que obteve o maior coeficiente estrutural (0,830).

    Implicações da pesquisa – Em termos teóricos, a pesquisa evidencia que a escala pode ser aplicada em restaurantes e estudos complementares podem ser feitos para observar a relação entre coolness e outros construtos.

    Implicações práticas – Diante da competitividade do segmento de restaurantes, acredita-se que a percepção de coolness por parte dos consumidores pode ser uma fonte de vantagem competitiva relevante para os estabelecimentos desse ramo.

    Originalidade/valor – Trata-se de um estudo que testa o conceito de coolness em restaurantes, o que ainda não foi feito em pesquisas no turismo. Isso é relevante para o avanço do conhecimento, pois turistas que visitam destinos descolados também querem comer em restaurantes descolados.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal