• Resumo

    PESQUISA EM TURISMO: UMA AVALIAÇÃO DAS METODOLOGIAS EMPREGADAS NOS ARTIGOS PUBLICADOS NOS ANAIS NO TRIÊNIO DO SEMINÁRIO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO - ANPTUR

    Data de publicação: 22/03/2012
    Para que haja uma evolução da pesquisa científica se faz necessário que os pesquisadores tenham consciência da importância dos métodos utilizados em seus estudos. Por essa razão, o presente artigo teve por objetivo realizar uma análise crítica sobre os critérios metodológicos utilizados na produção acadêmica na área de turismo, a partir dos trabalhos apresentados nos Seminários da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo – ANPTUR, com o propósito de avaliar o rigor e cuidados que estão sendo adotados nas pesquisas nessa área. Sendo assim, foi realizada inicialmente uma desk research baseada em algumas variáveis metodológicas previstas na literatura, tendo sido analisados 555 artigos publicados nos Anais da ANPTUR nos anos de 2006 a 2008, em virtude de ser este o principal fórum sobre turismo no Brasil. Como resultado, encontrou-se uma produção acadêmica essencialmente empírica e qualitativa que falha, principalmente, em relação aos critérios de validade e confiabilidade, o que ficou evidente em relação aos artigos publicados no período avaliado.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal