• Resumo

    Turismo cultural: conceituação, fontes de crescimento e tendências

    Data de publicação: 14/08/2008
    O turismo cultural é um segmento de mercado que, a partir dos anos 1980, vem recebendo crescente atenção por parte da literatura analítica, que tenta precisar conceitos, construir referencial teórico, coligir dados e testar hipóteses, tanto do trade turístico, que busca incessantemente novas atrações aptas ao consumo turístico, quanto de países, regiões e cidades ao redor do mundo, ávidos por atrair parcelas do crescente mercado turístico mundial. Esse artigo procura explorar as especificidades do segmento de turismo cultural, a partir do qualificativo “cultural”, apresentando e discutindo pontos como conceituação, origens e fontes de crescimento, importância, principais características e divisão do mercado de turismo cultural. O artigo contempla extensa revisão de literatura, nacional e internacional, sobre turismo, com ênfase em turismo cultural, sociologia, economia e antropologia, relacionando conteúdos vistos nessas áreas de conhecimento e discutindo as principais idéias e posicionamentos sobre pontos como a definição de turismo cultural, a influência da pós-modernidade no consumo de experiências culturais, entre outros. A presente discussão fornece base teórica necessária à compreensão do segmento de turismo cultural, que permite estabelecer critérios para o monitoramento desse fluxo, estabelecimento de políticas públicas, entre outros. Palavras-chave: Turismo Cultural; Segmentação de Mercado; Política Pública.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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