• Resumo

    Caminhos da Sagrada Desterro – uma proposta de roteiro interpretativo do patrimônio histórico-cultural do centro histórico de Florianópolis (SC)

    Data de publicação: 14/08/2008
    O trabalho apresenta uma proposta de roteiro interpretativo, abrangendo o Centro Histórico de Florianópolis (SC), e tem como principal objetivo estabelecer relações entre o aproveitamento do patrimônio histórico-cultural da área em estudo e o desenvolvimento da atividade turística na capital catarinense. A metodologia de interpretação do patrimônio histórico, bem como a pesquisa bibliográfica e documental, a visita técnica e as orientações do Guia Brasileiro de Sinalização Turística serviram como base para esta pesquisa e para o estabelecimento de uma proposta de roteiro interpretativo, principal resultado deste estudo. Assim, a primeira parte do estudo discorre a respeito dos conceitos inerentes à elaboração de roteiros turísticos, destacando-se questões referentes ao patrimônio histórico e aos meios de interpretação. Na segunda parte, procurou-se realizar uma contextualização histórico-geográfica da área, apontando questões relacionadas às origens da ocupação de Florianópolis, relacionando-as às alterações na paisagem urbana. Finalmente, a terceira parte, traz como resultados deste estudo o levantamento de recursos turísticos disponíveis e a formatação de um roteiro turístico histórico-cultural, aqui apresentado e denominado Caminhos da Sagrada Desterro, incluindo considerações a respeito das etapas necessárias para sua viabilização. Palavras-chave: Patrimônio Histórico-Cultural. Roteiro Interpretativo. Centro Histórico de Florianópolis.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal