• Resumo

    Turismo em Áreas Naturais e Desenvolvimento Sustentável: Perspectivas de Empreendedores de Prudentópolis/PR

    Data de publicação: 24/07/2025

    Objetivo – Prudentópolis é um destino turístico ancorado em seus atrativos naturais e culturais. Esta pesquisa identifica a dinâmica de criação e encerramento de negócios no setor turístico local e investiga, à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8 e 11, as particularidades constatadas pelos empreendedores sobre fatores que influenciam o crescimento econômico sustentável.

    Desenho/metodologia/abordagem – No site comercial “empresaqui.com.br” obtiveram-se dados quantitativos das empresas prudentopolitanas, os quais subsidiaram uma abordagem qualitativa, conduzida por meio de entrevistas semiestruturadas com dez empresários do segmento turístico em áreas naturais. As suas percepções foram organizadas e interpretadas mediante a técnica de Análise de Conteúdo.

    Resultados – A pesquisa confirma a viabilidade e expansão do turismo em áreas naturais de Prudentópolis, com impactos relevantes na abertura de empresas e geração de empregos. Muitos empresários apostaram no setor, mudando ou diversificando o ramo de negócio. O conhecimento sobre os ODS mostrou-se limitado e as práticas sustentáveis pontuais e desarticuladas. Identificaram-se, ainda, diversas situações que podem ser compreendidas simultaneamente como entraves e como oportunidades para o fortalecimento do setor e o alcance de um crescimento econômico sustentável.

    Limitações/implicações da pesquisa – Dificuldades no contato e comunicação com empresários, desinteresse de alguns em participar da pesquisa e delimitação geográfica e setorial reduzida.

    Originalidade/valor – A pesquisa vincula a dinâmica do setor turístico às metas globais de crescimento econômico sustentável, evidencia barreiras estruturais e destaca a necessidade do planejamento e de políticas públicas articuladas para a consolidação de práticas sustentáveis no setor.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal