• Resumo

    Ambiente competitivo e vantagem competitiva a partir de uma abordagem integradora: estudo de caso no setor hoteleiro em Curitiba

    Data de publicação: 19/08/2008
    As empresas do setor hoteleiro de Curitiba estão inseridas em um ambiente altamente competitivo e muitas mudanças estão ocorrendo nos últimos anos com a instalação das redes hoteleiras na cidade. O objetivo deste estudo foi analisar o ambiente competitivo e a obtenção de vantagens competitivas em um hotel de Curitiba, a partir do modelo da Abordagem Integradora proposto por Kim e Oh (2004). Esta abordagem, além de considerar aspectos internos e externos, por meio da Abordagem das Cinco Forças e da Abordagem Baseada em Recursos, adiciona a Abordagem Relacional, que enfatiza os relacionamentos interorganizacionais. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada, realizada com o diretor de planejamento de um hotel tradicional da cidade e, após a análise de informações documentais, foi realizada uma análise qualitativa dos dados. Observou-se que os clientes institucionais, como agências de viagens e montadoras, constituem a força ambiental com maior influência sobre o desempenho do hotel. O hotel possui como recurso principal a localização, considerada como a principal vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Praticamente não existem relacionamentos com outros hotéis ou com órgãos públicos, não obtendo o hotel em questão vantagens competitivas a partir da troca de experiências. Palavras-chave: Vantagem Competitiva; Estratégia; Hotelaria.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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