• Resumo

    UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NOS PERIÓDICOS DE TURISMO SOBRE O TEMA COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR EM TURISMO

    Data de publicação: 22/03/2012
    Considerando a importância das pesquisas sobre comportamento do consumidor para a atividade turística e, levando em conta o recente crescimento da área de turismo, buscou-se no presente trabalho inventariar e caracterizar as publicações entre anos de 2000 e 2010 em periódicos de relevância reconhecida no Brasil, abordando temas relacionados ao comportamento do consumidor no turismo. Trata-se de um estudo quantitativo, com pesquisa documental, abarcando o conjunto de artigos publicados nos periódicos da área de turismo classificados no sistema “Qualis” da CAPES. Foram encontrados 62 artigos, os quais foram classificados por meio da metodologia sugerida por Hoppen et al. (1997). Entre as variáveis analisadas para cada artigo estão: natureza da pesquisa; embasamento conceitual e questão de pesquisa; desenho de pesquisa; instrumento de medida e coleta de dados; e apresentação dos resultados A análise temporal contemplou os periódicos entre os anos 2000 e 2010. A análise dos dados demonstrou um grande interesse nas pesquisas exploratórias e quantitativas, no entanto, levantou uma preocupação quanto a alguns aspectos relevantes em se tratando de qualidade metodológica de pesquisa, entre os quais, amostragem probabilística e hipóteses de pesquisa, fato este que foi apontado também pelos autores como as principais limitações da pesquisa.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal