• Resumo

    PRÁTICAS DE RECURSOS HUMANOS NA GESTÃO DO SETOR HOTELEIRO CAPIXABA

    Data de publicação: 08/11/2011
    Objetiva-se neste artigo compreender o processo que levou os gestores e demais funcionários de hotéis da cidade de Vitória/ES aos posicionamentos em relação às práticas de recursos humanos. A abordagem proposta discute as práticas organizacionais voltadas para a lógica da integração organizacional e para a lógica dos aspectos subjetivos das relações humanas no âmbito da organização. Os dados empíricos foram coletados por meio de observação assistemática, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com 6 gestores e 12 funcionários de nível operacional de hotéis da cidade de Vitória/ES e submetidos à analise do conteúdo (BARDIN, 1977) na abordagem temática. Os resultados indicam que os posicionamentos assumidos pelos atores dos hotéis pesquisados são construídos a partir de um processo que depende da relação do indivíduo com os ambientes e grupos sociais que fizeram parte de sua trajetória profissional. Os gestores manifestam um discurso que salienta as vantagens das “novas” práticas de RH para a organização; enquanto os demais funcionários destacam as contribuições delas para o seu desenvolvimento e desempenho pessoal. Essa construção distinta reflete as diferenças entre as pessoas que atuam no setor e a heterogeneidade que envolve as articulações dessas pessoas em torno das práticas de RH.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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