• Resumo

    ARRANJOS SOCIOPRODUTIVOS PARA O TURISMO DE INTERESSES ESPECIAIS NO TERRITÓRIO PATAGÔNIA VERDE (CHILE): UMA ALTERNATIVA PARA UM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL

    Data de publicação: 04/12/2012
    Os espaços turísticos globais e locais veem sendo influenciados pelas patologias de um modelo de desenvolvimento hegemônico, representado pela sociedade de consumo, na qual as relações sociais são coisificadas. A partir desta crítica, e frente ao desafio de avançar em novas perspectivas teóricas centradas na materialidade dos fatos humanos e não humanos, se coloca o desafio de articular proposta teórico metodológica que dê conta de tamanho desafio. Para tanto se apresenta primeiramente uma discussão, ainda incipiente, em torno das potencialidades da perspectiva dos arranjos socioprodutivos de base comunitária no setor do turismo de interesses especiais para, posteriormente, ilustrá-la na prática a partir de resultados extraídos de uma metodologia participativa na identificação e futura construção de encadeamentos produtivos para o turismo de interesses especiais em cinco municípios que compõem o território Patagônia Verde, na região Os Lagos, no Chile, que sofreu, em 2008, uma erupção do vulcão Chaitén. Conclui-se que antes de criar arranjos socioprodutivos há que gerar as condições para que os empreendedores compartilhem valores cooperativos ou, que no pior dos casos, possuam uma lógica instrumental pragmática na qual se ambicionam ganhos individuais, entretanto, que reconheçam pontos que sejam negociáveis na ocasião que almejam ganhos coletivos.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal