• Resumo

    ANÁLISE DA SUSTENTABILIDADE DE DESTINOS TURÍSTICOS: UMA PROPOSTA TEÓRICA DE ADEQUAÇÃO DO MODELO DE CICLO DE VIDA DE ÁREAS TURÍSTICAS ÀS DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE

    Data de publicação: 04/12/2012
    O TALC (Tourism Areas Life Cycles) proposto por Butler (1980) é um exemplo de estudos que se preocuparam em criar parâmetros para avaliar a durabilidade da atividade turística de uma área em função do número de visitantes. Contudo, verifica-se em estudos como o de Rodríguez, López e Estévez (2007), a necessidade de adequar o TALC aos princípios do desenvolvimento sustentável, pois o mesmo é considerado ineficiente quando se trata do conceito de sustentabilidade de uma localidade. Assim, é objetivo deste estudo propor a adequação do TALC às dimensões da sustentabilidade para que quando aplicados à áreas turísticas obtenha-se um resultado integrado entre os estágios do ciclo de vida e o retrato da sustentabilidade. Esse trabalho se caracteriza como ensaio teórico resultante de pesquisa bibliográfica. A partir da construção do arcabouço teórico discutiu-se o modelo teórico em questão (TALC), a sustentabilidade de uma localidade assim como a caracterização de suas seis dimensões e seus possíveis indicadores e critérios de análise. Finalmente, o resultado se apresenta como um modelo de indicadores tanto para identificação de cada estágio do ciclo de vida, assim como um conjunto de16 indicadores de sustentabilidade e 43 critérios de análise estabelecidos para avaliação de seis dimensões da sustentabilidade.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal