• Resumo

    Turismo no Brasil: a estratégia de expansão espacial e seus problemas

    Data de publicação:
    Ainda que de maneira não totalmente explícita, a evolução do turismo no Brasil, desde meados dos anos 1990, tem se pautado por uma estratégia de forte expansão espacial consorciada a implantação de inúmeros resorts. Partindo de um breve histórico da evolução do setor no país, o presente artigo analisa as razões e o problemático desempenho dessa estratégia. O argumento norteador da análise é o de que essa estratégia baseia-se num pressuposto bastante discutível: o de que o turismo é uma vocação natural do Brasil, o que permitiria um desenvolvimento rápido e fácil do setor. As conclusões da análise demonstram a fragilidade desse pressuposto, explicitando a necessidade de políticas públicas mais elaboradas para o efetivo desenvolvimento do setor no país. Palavras Chave: turismo no brasil; estratégia turística; expansão espacial; resorts.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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