• Resumo

    Planejamento Urbano, Lazer e Turismo: Os Parques Públicos em Curitiba – PR

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    Este trabalho apresenta o planejamento com forma de organizar o território urbano, determinando através deste método, a intervenção para a ocupação racional, preconizando o lazer em espaços sub-utilizados.A criação de parques em áreas de proteção ambiental surge no sentido de desenvolver o município sob o conceito de sustentabilidade. Deste modo, o lazer incorporado ao ambiente envolve habitantes e turistas que utilizam espaços públicos para o lazer e visitação. Considera-se, desta forma, que o lazer provoca o crescimento da cidade, a melhoria da qualidade de vida e a geração de empregos através de novos segmentos como o turismo, que necessita de infra-estrutura urbana, locais públicos e privados para contemplação e consumo. Neste sentido, sugeriu-se os dados estatísticos da Paraná Turismo para mostrar a importância dos parques para visitantes a exemplo do Jardim Botânico que antes era um espaço degradado e que, depois de planejado, modificou a paisagem urbana e potencializou o turismo. Esta ação deveria servir de exemplo à intervenção urgente na APA do Iguaçu existente em Curitiba, pois esta região vem sendo invadida por ocupações irregulares em uma área que pode ainda servir, devido às suas peculiaridades, como espaço público para o lazer da população curitibana, como também se tornará um novo produto turístico. Palavras-chave: Planejamento Urbano; Lazer; Turismo.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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