• Resumo

    GLOBALIZAÇÃO, TURISMO E LAZER NA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL/RN

    Data de publicação: 04/12/2012
    Na última década, o litoral potiguar torna-se alvo de investimentos internacionais para a implantação de condomínios fechados, resorts e condhotéis, associando segundas residências com empreendimentos turísticos. As políticas públicas de turismo implantadas nos últimos anos contribuíram para o melhor aparelhamento do território, no que se refere a sua logística, verificando-se, em decorrência, a atração não apenas de investimentos turísticos tradicionais, mas também de novas tipologias que associam empreendimentos turísticos ao setor imobiliário. A presente pesquisa teve como principal objetivo identificar o perfil da demanda estrangeira de segunda residência na Região Metropolitana de Natal. Nos procedimentos metodológicos foram feito o levantamento de dados secundários em diversos órgãos públicos (IBGE, MITUR, SETUR/RN) sobre a expansão das segundas residências e a realização de entrevistas nas imobiliárias que negociam este tipo de imóvel, cadastradas no Sindicato do Setor Imobiliário do RN (SECOVI/RN). Os resultados do estudo permitiram chegar a uma série de conclusões. Verificou-se que o consumidor estrangeiro de segunda residência possui faixa etária entre 30 e 50 anos e se constitui, em sua maioria, de profissionais liberais. As nacionalidades que mais procuram a localidade para a aquisição deste tipo de imóvel são: espanhóis, noruegueses, portugueses, ingleses e italianos. Identificou-se que há uma predominância do sexo masculino na demanda e que a maioria possui curso superior completo. Verificou-se também que os proprietários de residência secundária possuem alto poder aquisitivo; o investimento é a motivação principal para a aquisição deste tipo de imóvel e o preço praticado no mercado imobiliário na RMN é fator relevante para a aquisição de segunda residência na localidade.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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