O ENSINO SUPERIOR DA GASTRONOMIA NO BRASIL: ANÁLISE DA REGULAMENTAÇÃO, DA DISTRIBUIÇÃO E DO PERFIL GERAL DE FORMAÇÃO (2010-2012)

Autores

  • Rebeca Elster Rubim Universidade Anhembi Morumbi (UAM)
  • Mirian Rejowski Universidade Anhembi Morumbi (UAM - SP)

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v15n2.p166-184

Palavras-chave:

Gastronomia. Formação Superior Tecnológica. Brasil.

Resumo

Fruto da pesquisa bibliográfica e documental para a dissertação de mestrado em Hospitalidade (UAM – SP), este artigo apresenta o levantamento de cursos superiores de gastronomia no Brasil, cujos dados foram coletados em outubro de 2010 junto ao site do MEC. Apresenta também informações sobre a organização e a regulamentação deste tipo de cursos no país, assim como um perfil geral de formação a partir da análise de dados obtidos em sites de instituições e de matrizes curriculares de cursos da amostra intencional. Partiu-se de 103 cursos inicialmente coletados, reduzindo este grupo, de acordo com critério de seleção adotado, a 33 cursos com mais de 5 anos de existência e reconhecidos. Observou-se um perfil geral voltado para a gestão e a operação de cozinha, em conformidade com a proposta central do MEC

Biografia do Autor

Rebeca Elster Rubim, Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM - 2012), possui graduação em Tecnologia em Gastronomia pelo Centro Universitário Senac (2006) e Pós Graduação em Docência para o ensino superior com ênfase em Gastronomia, Turismo e Hotelaria, na mesma instituição de ensino. Professora convidada do curso de Tecnologia em Gastronomia das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).

Mirian Rejowski, Universidade Anhembi Morumbi (UAM - SP)

Possui Graduação em Turismo pela Universidade de São Paulo (USP), Mestrado e Doutorado em Ciências da Comunicação e Livre Docência em Teoria do Turismo e do Lazer pela USP. Professora Titular da Universidade Anhembi Morumbi (a partir de 2007), com atuação na graduação e pós-graduação em Turismo e Hospitalidade.

Downloads

Publicado

2013-06-20

Edição

Seção

Artigos