• Resumo

    GESTÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING EM UMA EMPRESA DE TURISMO RURAL

    Data de publicação: 20/06/2013
    Este estudo apresenta o relato da experiência de uma organização que adota a gestão ambiental no seu cotidiano empresarial. Especificamente, buscou-se identificar se a atuação da empresa atende às variáveis dependentes ‘lucro corporativo’ e ‘poluição’, da plataforma conceitual de Huang e Rust (2011), e se o conjunto destas ações é transformado em estratégia de marketing. Consiste em um estudo de caso, sendo uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. A técnica de coleta de dados foi a de entrevistas semiestruturadas com os dois proprietários fundadores da empresa. No tratamento dos dados foi utilizada a análise da narrativa. Os resultados demonstraram que a empresa possui processos de melhoria contínua na gestão ambiental, adotando preceitos de turismo rural. Entretanto se observou que os proprietários não abordam esses processos como estratégia de marketing, mas como consequência operacional dos negócios. Por último, as ações adotadas pela empresa, nas áreas ambiental e empresarial não têm sido suficientes para confirmar que as variáveis dependentes estudadas ‘lucro corporativo’ e ‘poluição’ realçam o lucro, mesmo com o acréscimo do nível de consumo.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal