• Resumo

    Viabilizando a relação entre a cultura e o turismo: diretrizes para o estabelecimento de políticas integradas entre os dois setores

    Data de publicação:
    O objetivo deste trabalho é estabelecer diretrizes para a configuração de políticas públicas integradas, relacionando as áreas de cultura e turismo em destinos turísticos. Com o intuito de identificar e analisar as relações entre as áreas e apresentar os diversos tipos de turismo relacionados ao usufruto dos bens e serviços culturais.A pesquisa bibliográfica e documental permitiu estabelecer parâmetros para as discussões existentes e para as diretrizes de políticas públicas convergentes para as duas áreas. Não se propõe neste trabalho uma subordinação das políticas culturais às necessidades da atividade turística. Defende-se a parceria com o setor turístico como uma estratégia para a valorização do setor cultural local, para sua dinamização em termos quantitativos e qualitativos e como uma alternativa de viabilidade para a produção cultural.Assim, propõe-se a adoção de algumas diretrizes para o estabelecimento de políticas integradas, com base em princípios de sustentabilidade, de desenvolvimento local e de valorização da identidade e da produção cultural das comunidades autóctones. Palavras-chave: cultura, turismo, políticas públicas, destinos turísticos, desenvolvimento sustentável.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal