• Resumo

    Participação sociopolítica no planejamento turístico

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    Este artigo levanta questões relacionadas ao envolvimento de atores sociais, isto é, governo, iniciativa privada, organizações não-governamentais e comunidades no planejamento turístico. O conceito de participação é abordado com ênfase no seu conteúdo político. São discutidas as implicações dos valores e ideologias presentes no planejamento turístico, uma discussão que apesar da sua importância está virtualmente ausente da literatura sobre o planejamento turístico no Brasil. Em seguida, realiza-se uma análise teórica sobre os modelos conceituais relativos aos vários tipos de participação possíveis e das suas prováveis implicações em situações empíricas. Palavras-chave: Turismo, Planejamento Turístico, Participação e Desenvolvimento.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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