• Resumo

    Las nuevas formas de turismo receptivo en Uruguay. Estudio de caso de las estadías por estudios de maestría y doctorado (2005-2010)

    Data de publicação: 02/12/2013
    O turismo no Uruguai se tornou, na primeira década do século XXI, uma importante atividade econômica geradora de divisas devido ao aumento do turismo receptor internacional, que escolhe este referido país do Cone Sul como receptivo. As formas adotadas por este turismo receptor internacional se enquadram nas tradicionais de sol e mar e turismo termal – turismo recreativo – e também outras formas, dentre elas, a estada de estudos. Este artigo analisa esta última, tomando como foco o caso de estadas de estudos de pós-graduação – mestrado e doutorado – realizadas por estudantes brasileiros. O enfoque metodológico é quantitativo, ao qual foi aplicada uma análise descritiva estatística, acompanhada de interpretações provenientes da temática do campo teórico do turismo. Estas interpretações apresentaram como resultado um significativo aumento no receptivo entre os anos de 2005 a 2010, vislumbrando que seguirão esta tônica, tendo com isso um aumento no gasto médio dos estudantes de pós-graduação durante suas estadas.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal