• Resumo

    Turismo de intercâmbio: perfis dos intercambistas, motivações e contribuições da experiência internacional

    Data de publicação: 02/12/2013
    Os objetivos deste estudo são definir tipologia do perfil dos consumidores de turismo de intercâmbio e identificar as motivações para a decisão e os retornos da realização da viagem. Na fundamentação teórica do artigo, abordam-se os modelos de tipologia de turista de Plog (1974), Schmöll (1977), Smith (1977), Cohen (1979), Isso-Ahola (1982), Crompton (1992) e Klenosky e Gitelson (1998) e o estudo do Ministério do Turismo do Brasil (2012). O método, de natureza quantitativa e qualitativa, teve como amostra os consumidores de turismo de intercâmbio (intercambistas), sujeitos que realizaram uma ou mais viagens. A coleta de dados foi por meio de questionário aplicado a 108 respondentes, cuja lista de contatos foi obtida pelos autores junto às principais agências especializadas em intercâmbio do Brasil. Na tipologia do perfil, define-se o intercambista como meso-alocêntrico a alocêntrico. Ele tem autonomia e é explorador de novas culturas e de novos lugares. É bem informado sobre os programas, decide a realização em razão das vantagens dos destinos (países desenvolvidos) e da atuação das agências especializadas. Renda, tempo e preço da viagem são fundamentais, e os fatores ambientais (vantagens dos programas), qualidade dos serviços de hospitalidade e da infraestrutura são determinantes para a decisão de realizar a viagem.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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