• Resumo

    Orientações gerais para uma gastronomia sustentável

    Data de publicação: 02/12/2013
    Atualmente, a sustentabilidade tomou grandes proporções no âmbito científico, governamental e acadêmico. Está-se mais ciente e preocupado com o meio ambiente, percebeu-se que este é importante e indispensável, além de, em muitos aspectos, esgotável. Usar de recursos naturais sem prudência é colocar em risco o bem-estar de futuras gerações. Dentro desse contexto, o objetivo principal desse artigo é trazer, para o âmbito nacional, a definição e a discussão dos principais aspectos que podem tornar a gastronomia em uma atividade sustentável, discutindo-se sobre a elaboração de cardápios sustentáveis; escolha de matérias-primas; aspectos de construção; ensino e treinamento. O objetivo secundário é ampliar a discussão sobre a sustentabilidade no meio gastronômico, mostrando o panorama nacional, as tendências e as práticas internacionais. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica, reunindo artigos científicos, dissertações e teses acadêmicas relacionadas à gastronomia sustentável. Conclui-se que a gastronomia sustentável é extremamente importante para o turismo e tem grande impacto na sustentabilidade global. No Brasil, o assunto está em estágio primário, os estudos são escassos, assim como os empreendimentos conscientes e ativos nessa área. O presente artigo contribui com uma reunião dos principais aspectos relacionados à sustentabilidade dentro da experiência gastronômica turística, fomentando a discussão sobre sustentabilidade e auxiliando o restaurador a aderir a algumas práticas consideradas sustentáveis.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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