• Resumo

    Turismo na Serra Catarinense: um exercício de observação sobre a população do município de Urubici

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    O discurso turístico encontrado em material de divulgação do Estado de Santa Catarina fundamenta-se a partir da constituição de uma população formada por descendentes de imigrantes europeus, principalmente alemães e italianos. Como exemplo, podemos citar algumas das “tradicionais” festas que acontecem no Estado como a Oktoberfest (Blumenau / Itapiranga –Alemã), Fenarreco (Brusque – Alemã), Festa do Vinho (Urussanga – italiana), Ritorno alle Origene (Urussanga – Italiana). Estas são festas impulsionadoras do turismo no Estado que evidenciam um discurso positivado destas populações. Os imigrantes europeus vindos para o Brasil, principalmente no século XIX, também se estabeleceram na região serrana de Santa Catarina. Porém, antes destes, as populações indígenas, negras, portuguesas eram as que compunham a população local. Atualmente, os descendentes destas diferentes populações continuam na região e um olhar mais atento nos faz percebê-los. E no discurso turístico como se apresentam estas populações? O artigo descreve uma proposta que teve como objetivo principal analisar a constituição do discurso turístico do município de Urubici, a partir da inclusão/exclusão da população local neste pensar o turismo. Palavras – chave: Turismo; Discurso Turístico; Inclusão / Exclusão.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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