• Resumo

    ANÁLISE DA QUALIDADE DE UM SERVIÇO DE TRANSPORTE TURÍSTICO: ESTUDO EMPÍRICO DA LINHA TURISMO DE PORTO ALEGRE

    Data de publicação:
    A atratividade de um destino turístico depende da qualidade dos serviços oferecidos e da infra-estrutura local. Dessa forma, para ampliar a demanda turística de uma cidade, é imprescindível a oferta de serviços de transporte, lazer e informação de qualidade. Este trabalho apresenta a avaliação do serviço de city-tour por ônibus, oferecido na Cidade de Porto Alegre, denominado Linha Turismo. Buscando melhorar a qualidade do serviço da Linha Turismo e, assim, aumentar o nível de satisfação dos usuários, utiliza-se uma metodologia de gerenciamento da qualidade para mensuração da satisfação dos clientes. Com base nos dados obtidos, identificam-se as lacunas existentes entre as expectativas dos clientes e sua percepção em relação ao serviço prestado. Dessa forma, é possível selecionar os itens de avaliação críticos, que, se melhorados, poderão contribuir para aumentar a qualidade do serviço. O artigo também apresenta indicadores de desempenho para o monitoramento da qualidade do serviço. Paralelamente, utiliza-se a técnica de análise fatorial para identificar o que os passageiros pensam em dimensões de avaliação mais gerais, ao invés de itens específicos. A análise fatorial permite a alocação dos indicadores de desempenho sob perspectivas que facilitam o seu monitoramento. Palavras-chave: Qualidade. Transporte turístico. Linha Turismo.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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