• Resumo

    ÊNFASE AMBIENTAL NOS CURSOS DE BACHARELADO EM TURISMO NO BRASIL

    Data de publicação: 09/12/2008
    Os cursos de Bacharelado em Turismo no Brasil foram criados a partir dos anos setenta, em um cenário de movimentação política e mercadológica do setor. Ao longo dos tempos, tais cursos foram se adequando às necessidades emergentes do mercado por meio da especialização curricular e da criação de ênfases temáticas. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa foi analisar os cursos de Bacharelado em Turismo com ênfase e/ou habilitação em áreas afins ao meio ambiente, para identificar os traços comuns e diferenciais em seus objetivos, matrizes curriculares, ementas e laboratórios. A pesquisa foi dividida em duas etapas. Na fase exploratória, foi identificado o panorama dos cursos de Bacharelado em Turismo com ênfase ambiental. Na etapa posterior, descritiva, foi feito um estudo de caso envolvendo três destes cursos. Os resultados demonstraram que os cursos analisados abordam diretamente a ênfase ambiental em seus objetivos, dedicando aos temas ambientais uma carga horária que varia entre 15,65% e 18,91% do total de sua integralização curricular. Das conclusões obtidas, ressalta-se a necessidade de ampliação dos conteúdos aplicados à análise das variáveis bióticas e abióticas do ambiente para fins turísticos, de forma a agregar ou ampliar os diferenciais conceituais, tecnológicos e científicos destes cursos. Palavras-chave: Ensino Superior. Turismo e Meio Ambiente. Turismo Sustentável.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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