• Resumo

    O PAPEL HISTÓRICO DO TURISMO DE MASSA NA CONSOLIDAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA E SUAS RELAÇÕES COM A POLÍTICA NACIONAL DE TURISMO NO BRASIL

    Data de publicação: 22/06/2010
    A evolução do turismo de massa na Europa, desde o veranismo da aristocracia e da burguesia até a popularização das viagens das classes média e operária, fruto das conquistas laborais da sociedade industrial, forja-se num contexto evolutivo do continente que culminou na criação da comunidade europeia. Em paralelo com a história política brasileira, este estudo exploratório, baseado em pesquisa em fontes secundárias, aborda uma visão específi ca de como o turismo foi utilizado nesse contexto integracionista, e como ideias e formas de desenvolvimento turístico, tão inerentes ao contexto da sociedade industrial europeia, estão tardiamente e com consequências perigosas sendo retomadas em pleno século XXI nas metas do turismo brasileiro atual. Traça-se um paralelo entre o desenvolvimento turístico no continente europeu e a criação da União Europeia especialmente com suas consequências na Espanha e a adoção desse modelo na Política Nacional de Turismo no Brasil.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal