• Resumo

    PRÁTICAS DE TREINAMENTO E DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS NO SETOR HOTELEIRO DE BELO HORIZONTE

    Data de publicação: 01/02/2010
    As atividades de treinamento e desenvolvimento são necessárias não apenas para que a empresa mantenha posição estratégica em mercados competitivos, mas, também, para não perder profissionais talentosos. Nesse contexto, o presente artigo tem por objetivo descrever e analisar as práticas de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) nos hotéis de Belo Horizonte e verificar a existência de formas de cooperação entre hotéis e instituições de ensino. A pesquisa, cuja abordagem é quantitativa, foi realizada em 30 estabelecimentos nas categorias apart-hotéis, hotéis 3 estrelas e hotéis 4 e 5 estrelas. O instrumento de coleta de dados usado foi um questionário composto por questões fechadas e abertas analisadas estatisticamente. Os dados coletados revelam que nos hotéis 3 estrelas o foco dos treinamentos ainda está no curto prazo e na centralização do planejamento das ações na figura do Gerente Geral. No que se refere ao incentivo em T&D, prevalecem as estratégias de baixo investimento, sendo que somente os hotéis 4 e 5 estrelas contam com consultorias externas para a realização dessas atividades. Quanto à relação entre hotéis e escolas, chama a atenção o fato de as escolas não adotarem posturas mais agressivas, ou persuasivas, no sentido de envolverem os contratantes nas atualizações de grades curriculares e buscarem informações sobre a situação profissional dos alunos egressos.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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