• Resumo

    TURISMO RECEPTIVO: UMA ANÁLISE DOS CITY TOURS DE CURITIBA

    Data de publicação: 10/06/2015
    A inovação e a criatividade, bem como a experiência e a perspectiva emocional do consumo dentro do contexto da competitividade dos destinos turísticos, tornam-se ‘ferramentas’ relevantes para o posicionamento dos produtos e dos serviços no mercado turístico. O objetivo do presente estudo é analisar de que forma um dos principais produtos de turismo receptivo, o city tour, comercializado na cidade de Curitiba, vem empregando os motes relacionados aos conceitos de ‘criatividade/inovação’ e ‘experiência/emoção’. A metodologia empregada se relaciona, diretamente, com questões qualitativas, sendo realizadas, para o alcance dos resultados, cinco entrevistas com as agências associadas ao Núcleo de Receptivo presente em Curitiba. Além das entrevistas, empregaram-se a pesquisa bibliográfica e documental, para que se pudessem compreender os conceitos da discussão teórica do estudo. Os resultados da pesquisa mostram que o city tour contempla determinados aspectos dos conceitos atrelados à inovação, à criatividade, à experiência e à emoção, de acordo com o perfil da empresa e das necessidades da demanda. Palavras-Chave: City tour. Criatividade. Inovação. Experiência.Emoções.Curitiba/PR.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal