• Resumo

    O PROGRAMA BANDEIRA AZUL DE CERTIFICAÇÃO PARA PRAIAS NA PERCEPÇÃO DOS GESTORES NACIONAIS DOS PAÍSES PARTICIPANTES

    Data de publicação: 01/12/2015
    O tema central deste estudo é o Programa Bandeira Azul de Certificação para praias, que desde 1987 promove melhores práticas na gestão costeira em países de todos os continentes. O programa de certificação ambiental Bandeira Azul é um modelo de grande importância para o turismo nacional, uma vez que coloca as praias certificadas em um patamar de excelência que as diferencia das demais. Com isso, o objetivo do estudo foi conhecer os benefícios ambientais, sociais e econômicos percebidos com a implantação deste programa nos países participantes. Adotou-se a pesquisa de nível exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa de caráter não probabilístico. A pesquisa de campo ocorreu com a aplicação de questionários junto aos operadores nacionais dos países que desenvolvem o programa. A análise dos resultados foi conduzida pelos preceitos do Programa Bandeira Azul, no contexto da sustentabilidade no turismo, do gerenciamento costeiro e da certificação ambiental. Em meio ao conjunto dos resultados, constatou-se que os operadores nacionais mantêm uma visão positiva e entusiasta, pela qual, mesmo admitindo dificuldades, garantem que a certificação traz benefícios ambientais, sociais e econômicos importantes e que devem ser considerados pelos gestores municipais e possíveis patrocinadores do programa. Palavras chave: Turismo de sol e praia. Programa Bandeira Azul. Sustentabilidade do Turismo.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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