• Resumo

    DESTINOS TURÍSTICOS COMO TERRITÓRIOS DE INOVAÇÃO: ANÁLISE DOS VETORES DE COMPETITIVIDADE URBANA À LUZ DOS PRESSUPOSTOS SUGERIDOS PELA UNIÃO EUROPEIA, POR MEIO DO RELATÓRIO "STATE OF EUROPEAN CITIES"

    Data de publicação: 01/12/2015
    Este artigo tem como objetivo principal apresentar e analisar os pilares propostos pelo State of European Cities Report (2007) para a competitividade urbana sob uma perspectiva de competitividade e inovação territorial, focalizando-os como base para que as cidades se desenvolvam como destinos turísticos. A metodologia utilizada no artigo foi um estudo exploratório, com pesquisa bibliográfica e documental, cruzando o marco teórico com a proposta europeia. Considerou-se inovação desde a proposta do Manual de Oslo, e entre os resultados do artigo, identificou-se que a inovação territorial pode ser uma estratégia para as cidades que desejam se tornar destinos turísticos, sendo adequado focalizar nos quatro pilares da competitividade territorial – talento, inovação, conectividade, empreendedorismo. O artigo contribui para expor uma estratégia utilizada pela União Europeia, a qual situa as cidades como territórios centros de convergências para o desenvolvimento local, refletindo em melhorias sistêmicas da competitividade urbana. Palavras-chave: Destino turístico. Competitividade de destinos. Inovação territorial. State of European Cities Report.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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