• Resumo

    O contributo da experiência gastronómica para o enriquecimento da experiência turística. Perspetivas de um estudo no Algarve, Portugal

    Data de publicação: 31/08/2016
    É geralmente aceite que o património cultural e histórico dos destinos turísticos é fonte importante para a criação de produtos turísticos diferenciados e atrativos. A gastronomia é um dos recursos culturais mais relevantes, atualmente reconhecida pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade. Além disso, este conjunto de recursos encerra uma reconhecida capacidade para estimular a vivência de experiências turísticas únicas e diferenciadoras. O objetivo deste artigo é caraterizar a experiência gastronómica vivida pelos turistas durante a sua estada num destino turístico maduro bem como determinar qual o papel das experiências gastronómicas na formação da satisfação global e da fidelidade ao destino. O destino objeto de estudo é o Algarve, um dos principais destinos turísticos de Sol e Praia da Europa e o principal destino turístico português. Foram inquiridos 384 turistas no Aeroporto Internacional de Faro através da administração de um inquérito por questionário. A análise dos resultados, essencialmente do tipo quantitativo, assentou no uso do softwares Statistical Package for Social Sciences (SPSS). O software NVivo foi usado para analisar as questões de resposta aberta. O presente trabalho contribui para a análise da gastronomia como um produto turístico complementar num destino fundamentalmente associado ao sol e à praia. Em particular, demonstra-se que a gastronomia assume um papel de destaque na oferta de um destino e, cada vez mais, constitui uma experiência fonte de prazer e de enriquecimento cultural.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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