• Resumo

    RELAÇÃO DOS FATORES COMPORTAMENTAIS NOS MÉTODOS DE CONTABILIDADE GERENCIAL NOS HOTÉIS DE SANTA CATARINA

    Data de publicação: 13/12/2016
    Fatores comportamentais podem evidenciar como os gestores absorvem informações e como utilizam os métodos de contabilidade gerencial na condução de suas decisões organizacionais na atividade hoteleira. Assim, o objetivo deste trabalho é verificar a relação entre os fatores comportamentais e a utilização dos métodos de contabilidade gerencial nos hotéis de Santa Catarina. O método de pesquisa utilizado caracteriza-se como descritivo, quantitativo, realizado por meio de pesquisa survey. A amostra foi composta por 32 gerentes de hotéis de Santa Catarina, selecionados com base na população de 149 hotéis vinculados a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de Santa Catarina (ABIH-SC). Os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas e correlação canônica. Os resultados evidenciaram que os respondentes dos hotéis investigados apresentam-se principalmente com fatores comportamentais voltados a uma visão com maior grau explorador em relação ao nível de Abertura, maior grau de flexibilidade em relação a Consciência, maior grau de Extroversão em se tratando da Extroversão, maior grau de parceria no que tange a Sociabilidade e Agradabilidade e maior grau de reatividade em relação ao Neuroticismo. Por fim, foi constatado que os fatores comportamentais identificados influenciam na utilização dos métodos de contabilidade gerencial nas organizações hoteleiras de Santa Catarina, com evidenciação de alta correlação entre as variáveis analisadas.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal