• Abstract

    POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A GERAÇÃO DE EMPREGOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROGER TURISMO

    Published date: 01/02/2010
    O presente trabalho visa a discutir a proposta do Programa de Geração de Emprego e Renda (PROGER) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em sua linha dedicada ao setor de Turismo, instituída em 2003 e denominada PROGER Turismo. Na coleta de dados, fez-se uso de pesquisa documental baseada no conteúdo de documentos oficiais do MTE, tais como a Resolução Nº. 319, de 29 de abril de 2003, a qual instituiu o PROGER Turismo no âmbito do PROGER Urbano, e do Ministério do Turismo (MTur), sobretudo o Plano Nacional do Turismo: diretrizes, metas e programas 2003-2007 (PNT 2003-2007). Para a análise dos documentos, utilizou-se a abordagem qualitativa e foram discutidos especialmente os pontos que concernem à determinação dos beneficiários do programa e às instituições financeiras responsáveis pela concessão do crédito a esses beneficiários. Em linhas gerais, dentre os principais achados de pesquisa, pode-se argumentar sobre a ausência de uma articulação mais sistêmica do PROGER Turismo com outros programas de geração de emprego e renda e destes com as políticas macroeconômicas de desenvolvimento do país. Espera-se que este trabalho contribua para o conhecimento das políticas públicas de emprego no Brasil e para o debate da atividade turística como possível motor da geração de empregos.

Turismo: Visão e Ação

Turismo: Visão e Ação, linked to the Graduate Program in Tourism and Hospitality - Master's and Ph.D., is a scientific journal published in a continuous flow system, with an interdisciplinary and international scope. According to Qualis/CAPES criteria (2017-2020), it is classified as 'A3' in the fields of Administration, Accounting Sciences, and Tourism. Registered with ISSN number 1983-7151, Tourismo: Visão e Ação began its activities in 1998 with printed publications in English and Portuguese. In 2008, it transitioned to an online publication, expanding its reach to a broader audience. It maintains a policy of being an open-access journal without submission or access fees. The abbreviated title for the journal is Tur., Visão e Ação, commonly used in bibliographies, footnotes, references, and bibliographic captions.

Contact

Universidade do Vale do Itajaí- Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 47 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

Access journal