• Abstract

    Telenovelas brasileiras criando imagens e imaginários turísticos: o caso do destino Rio Grande do Norte

    Published date: 20/12/2018
    O uso de produções audiovisuais televisivas para promoção de destinos no Brasil tem sido uma ferramenta importante, principalmente pelo alcance ainda forte da TV. E quando se trata do uso de telenovelas (que tem tradição em criação e exportação), a aparição de destinos turísticos na trama se torna relevante na publicização e na criação de imaginários turísticos. Diante disso, o estudo buscou apresentar os elementos que compõem a imagem e o imaginário turístico do destino Rio Grande do Norte a partir das telenovelas da Rede Globo e do SBT (1986-2016). Metodologicamente, o trabalho faz uma abordagem qualitativa, desenvolvendo análise documental e de conteúdo fílmico de oito telenovelas gravadas no RN. Os resultados apontam para a construção de imaginário que nem sempre remete ao estado (apenas como cenário não identificado), já que algumas telenovelas não divulgam o nome do destino. E quando enfatizam se passar no estado, evidenciam um destino de motivação sol e praia, com poucos elementos culturais e históricos, com foco principalmente em casais em programação romântica, com pequenos elementos de aventura. Conclui-se que tal ferramenta se consolida como uma importante maneira de divulgação do destino RN, entretanto limita o imaginário do estado, que deveria diversificar a publicização de sua oferta.

Turismo: Visão e Ação

Turismo: Visão e Ação, linked to the Graduate Program in Tourism and Hospitality - Master's and Ph.D., is a scientific journal published in a continuous flow system, with an interdisciplinary and international scope. According to Qualis/CAPES criteria (2017-2020), it is classified as 'A3' in the fields of Administration, Accounting Sciences, and Tourism. Registered with ISSN number 1983-7151, Tourismo: Visão e Ação began its activities in 1998 with printed publications in English and Portuguese. In 2008, it transitioned to an online publication, expanding its reach to a broader audience. It maintains a policy of being an open-access journal without submission or access fees. The abbreviated title for the journal is Tur., Visão e Ação, commonly used in bibliographies, footnotes, references, and bibliographic captions.

Contact

Universidade do Vale do Itajaí- Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 47 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

Access journal