• Abstract

    Análise da percepção acerca das relações político-institucionais do Grupo Gestor de Florianópolis/SC: Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia

    Published date: 06/06/2019
    A Rede de Cidades Criativas da UNESCO tem como uma de suas premissas promover articulação entre atores das cidades membro. Nesse sentido, para uma cidade fazer parte da rede, é preciso promover articulações públicas e privadas por meio de ações político-institucionais. O objetivo desse artigo foi analisar a percepção do Grupo Gestor responsável pelo dossiê de Florianópolis como cidade criativa da UNESCO no campo da gastronomia no que diz respeito às relações político institucionais dos envolvidos no reconhecimento. Para a análise, considerou o compromisso público firmado pelos representantes da cidade com a UNESCO. O método de pesquisa adotado foi norteado pela abordagem qualitativa de caráter exploratório por meio da técnica bibliográfica, documental e de levantamento, realizando entrevistas abertas semiestruturadas com representantes do Grupo Gestor de Florianópolis/SC entre outubro e dezembro de 2017. Todas as entrevistas foram gravadas e realizadas pessoalmente, após confirmação por correio eletrônico. Como resultado, percebeu-se que, apesar do bom relacionamento entre as entidades que fazem parte do Grupo Gestor, a eficiência na execução das atividades para o cumprimento dos compromissos firmados com a UNESCO encontra algumas barreiras, principalmente no aspecto financeiro e no posicionamento das instituições envolvidas em assumir responsabilidades.

Turismo: Visão e Ação

Turismo: Visão e Ação, linked to the Graduate Program in Tourism and Hospitality - Master's and Ph.D., is a scientific journal published in a continuous flow system, with an interdisciplinary and international scope. According to Qualis/CAPES criteria (2017-2020), it is classified as 'A3' in the fields of Administration, Accounting Sciences, and Tourism. Registered with ISSN number 1983-7151, Tourismo: Visão e Ação began its activities in 1998 with printed publications in English and Portuguese. In 2008, it transitioned to an online publication, expanding its reach to a broader audience. It maintains a policy of being an open-access journal without submission or access fees. The abbreviated title for the journal is Tur., Visão e Ação, commonly used in bibliographies, footnotes, references, and bibliographic captions.

Contact

Universidade do Vale do Itajaí- Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 47 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

Access journal