• Abstract

    As representações sociais do bacharel em turismo: Formação, conhecimento e identidade

    Published date: 09/11/2020
    Este trabalho faz parte da tese “A construção do currículo em cursos de bacharelado em turismo: caminhos para a formação do profissional de turismo”. O objetivo do presente artigo é compreender as representações sociais dos graduados como profissionais, de modo a desvendar a identidade e a realidade da formação desse profissional. A pesquisa fundamentou-se na Teoria das Representações Sociais, a qual contribui significativamente para a compreensão de fenômenos sociais. Justifica-se que o bacharel em turismo vai construindo a sua identidade profissional por meio da sua formação e das experiências e práticas cotidianas. De abordagem qualitativa, a pesquisa foi realizada com egressos dos cursos de turismo da Universidade Federal da Paraíba, da Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Como instrumento de coleta de dados foram empregadas entrevistas de grupo focal com egressos dos cursos das referidas instituições de ensino selecionadas para o estudo. Os resultados permitiram identificar as representações sociais do bacharel em turismo, como um profissional que se apresenta na noção-imagem de gestor, planejador turístico, que se materializa como a identidade profissional e emerge o discurso dos currículos prescritos nos cursos de turismo, que toma forma e configuração específica ao longo do processo de formação profissional.

Turismo: Visão e Ação

Turismo: Visão e Ação, linked to the Graduate Program in Tourism and Hospitality - Master's and Ph.D., is a scientific journal published in a continuous flow system, with an interdisciplinary and international scope. According to Qualis/CAPES criteria (2017-2020), it is classified as 'A3' in the fields of Administration, Accounting Sciences, and Tourism. Registered with ISSN number 1983-7151, Tourismo: Visão e Ação began its activities in 1998 with printed publications in English and Portuguese. In 2008, it transitioned to an online publication, expanding its reach to a broader audience. It maintains a policy of being an open-access journal without submission or access fees. The abbreviated title for the journal is Tur., Visão e Ação, commonly used in bibliographies, footnotes, references, and bibliographic captions.

Contact

Universidade do Vale do Itajaí- Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 47 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

Access journal