• Abstract

    MOTIVAÇÕES PARA EMPREENDER NO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NA COSTA NORTE (CE, MA, PI)

    Published date: 19/11/2010
    Neste trabalho tem-se o objetivo de investigar as principais razões que motivaram empresários a iniciarem suas micro e pequenas empresas (MPE) de turismo na região do roteiro integrado que perpassa Ceará (Jericoacoara), Piauí (Delta do Parnaíba) e Maranhão (Lençóis Maranhenses). Utilizou-se como metodologia a combinação de pesquisa qualitativa com 53 entrevistados seguida por survey com 140 respondentes, todos eles proprietários de MPE do turismo na região. A razão principal mais recorrente para iniciar a empresa na região analisada é a percepção do turismo como o negócio mais lucrativo no local. Argumentos não-econômicos – como busca por uma vida mais calma, por independência ou vontade de viver no local – aparecem com incidência expressivamente menor. Ter o próprio negócio e aplicar a formação educacional são as razões menos alegadas. As diferenças nas motivações não apresentam relação com as cidades, mas sim com as atividades das empresas. O setor de alimentação destaca-se por ser aquele com mais presença de empreendedores motivados por questões não-econômicas. Por fim, os resultados não corroboram indícios encontrados em pesquisas internacionais que mostram predomínio de motivações não-econômicas para iniciar os negócios em turismo.

Turismo: Visão e Ação

Turismo: Visão e Ação, linked to the Graduate Program in Tourism and Hospitality - Master's and Ph.D., is a scientific journal published in a continuous flow system, with an interdisciplinary and international scope. According to Qualis/CAPES criteria (2017-2020), it is classified as 'A3' in the fields of Administration, Accounting Sciences, and Tourism. Registered with ISSN number 1983-7151, Tourismo: Visão e Ação began its activities in 1998 with printed publications in English and Portuguese. In 2008, it transitioned to an online publication, expanding its reach to a broader audience. It maintains a policy of being an open-access journal without submission or access fees. The abbreviated title for the journal is Tur., Visão e Ação, commonly used in bibliographies, footnotes, references, and bibliographic captions.

Contact

Universidade do Vale do Itajaí- Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 47 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

Access journal