• Abstract

    PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE MARCA-PAÍS: UM ESTUDO SOBRE A MARCA BRASIL

    Published date: 02/10/2012
    O conceito de marca saiu do escopo do produto e passou a ser elemento importante para aumentar e garantir a vantagem competitiva internacional de países. Este trabalho tem como objetivo principal a análise do processo de desenvolvimento da “Marca Brasil”. Para isso, foi empregada uma pesquisa exploratória, com entrevistas semiestruturadas com indivíduos que fizeram parte da criação da Marca Brasil e que integram a Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR). Foram comparados os passos do desenvolvimento de marca de países verificados na teoria com aqueles seguidos pela EMBRATUR na criação da Marca Brasil. Adicionalmente, os acertos e as falhas neste processo de desenvolvimento da marca foram destacados. Como resultado final, verificou-se que o Brasil seguiu parcialmente os principais passos referentes ao desenvolvimento de marca-país. Críticas e sugestões ao processo de construção de marca foram feitas, a fim de contribuir para o melhoramento da marca, servindo de base para o governo brasileiro melhorar suas estratégias de comunicação da marca, para empresas que pretendem utilizar a marca em seus processos de exportação, e também para futuros trabalhos sobre o tema, carente de avaliações sobre o processo de construção de marca de países.

Turismo: Visão e Ação

Turismo: Visão e Ação, linked to the Graduate Program in Tourism and Hospitality - Master's and Ph.D., is a scientific journal published in a continuous flow system, with an interdisciplinary and international scope. According to Qualis/CAPES criteria (2017-2020), it is classified as 'A3' in the fields of Administration, Accounting Sciences, and Tourism. Registered with ISSN number 1983-7151, Tourismo: Visão e Ação began its activities in 1998 with printed publications in English and Portuguese. In 2008, it transitioned to an online publication, expanding its reach to a broader audience. It maintains a policy of being an open-access journal without submission or access fees. The abbreviated title for the journal is Tur., Visão e Ação, commonly used in bibliographies, footnotes, references, and bibliographic captions.

Contact

Universidade do Vale do Itajaí- Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 47 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

Access journal