• Abstract

    Revisão Sistemática de Trabalhos Acadêmicos Internacionais sobre Marca-País como Fonte de Vantagem Competitiva

    Published date: 30/06/2014
    O objetivo deste artigo é analisar os trabalhos acadêmicos que abordam a temática marca-país e seus conceitos correlatos, como imagem de país e efeito país de origem, em conjunto com vantagem competitiva, publicados nos periódicos das bases Emerald e Wiley, no período de 2007 a 2012. A pesquisa é exploratória e bibliográfica. A partir da leitura crítica de 156 artigos, notou-se que não existe um arcabouço conciso que mostre a relação e a geração de vantagem competitiva a partir do desenvolvimento da marca-país. De forma esparsa, aparecem apenas três artigos que relacionam os temas, indicando que muito pouco se tem estudado para comprovar cientificamente, por meio de casos práticos, que a utilização dos recursos internos (valorosos, raros, imperfeitamente imitáveis e imperfeitamente substituíveis) como a marca-país, imagem de país ou país de origem, pode gerar vantagem competitiva sustentável para as organizações. As similaridades dos trabalhos analisados estão na condição esparsa da interconexão dos temas, com pouca discussão e resultados que comprovem que o desenvolvimento da marca-país, imagem de país ou país de origem, pode ser fonte de vantagem competitiva. As diferenças estão voltadas para os enfoques: marca empresarial, marca-país, setor produtivo e destinos turísticos.

Turismo: Visão e Ação

Turismo: Visão e Ação, linked to the Graduate Program in Tourism and Hospitality - Master's and Ph.D., is a scientific journal published in a continuous flow system, with an interdisciplinary and international scope. According to Qualis/CAPES criteria (2017-2020), it is classified as 'A3' in the fields of Administration, Accounting Sciences, and Tourism. Registered with ISSN number 1983-7151, Tourismo: Visão e Ação began its activities in 1998 with printed publications in English and Portuguese. In 2008, it transitioned to an online publication, expanding its reach to a broader audience. It maintains a policy of being an open-access journal without submission or access fees. The abbreviated title for the journal is Tur., Visão e Ação, commonly used in bibliographies, footnotes, references, and bibliographic captions.

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