• Abstract

    Qualidade Percebida e Intenções Comportamentais de visitantes em Museus: Uma Proposta de Modelo

    Published date: 10/06/2015
    Os museus são locais que oferecem lazer e conhecimento para a população. Por isso, é preciso investigar a atuação dos gestores de museus e a percepção de qualidade que o público visitante tem sobre eles. O objetivo deste trabalho é, a partir da análise do estado da arte da literatura, propor um modelo que contemple as relações entre antecedentes de satisfação, de aprendizado e recomendação de visitantes de museus. No modelo proposto, os construtos “Atitudes Gerais em Relação a Museus” e “Satisfação” medeiam a relação entre “Qualidade Percebida do Museu”, “Comunicação”, “Qualidade de Informações”, “Orientação à Cultura”, “Orientação ao Aprendizado” e os construtos consequentes “Intenção de Recomendar” e “Aprendizado Efetivo” do visitante. As relações presentes no modelo são alicerçadas na literatura que trata do tema. Para ratificar as relações propostas na literatura e identificar construtos adicionais à escala de mensuração de qualidade de serviços (SERVQUAL) e de museus (HISTOQUAL), foi feita uma pesquisa exploratório-qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores e minigrupos de foco com visitantes de museus. Os dados obtidos foram analisados a partir de análise de conteúdo. Um importante resultado encontrado nessa fase da pesquisa foi a presença da variável interação social, que demonstra que os visitantes tendem a visitar museus para acompanhar familiares e amigos e participarem de atividades de lazer coletivas. Os autores agradecem à Fapemig pelo suporte financeiro (Edital Univeral 2012). Palavras-chave: Qualidade Percebida em Museus. Satisfação. Histoqual. Modelagem de Equações Estruturais.

Turismo: Visão e Ação

Turismo: Visão e Ação, linked to the Graduate Program in Tourism and Hospitality - Master's and Ph.D., is a scientific journal published in a continuous flow system, with an interdisciplinary and international scope. According to Qualis/CAPES criteria (2017-2020), it is classified as 'A3' in the fields of Administration, Accounting Sciences, and Tourism. Registered with ISSN number 1983-7151, Tourismo: Visão e Ação began its activities in 1998 with printed publications in English and Portuguese. In 2008, it transitioned to an online publication, expanding its reach to a broader audience. It maintains a policy of being an open-access journal without submission or access fees. The abbreviated title for the journal is Tur., Visão e Ação, commonly used in bibliographies, footnotes, references, and bibliographic captions.

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