• Abstract

    O TURISMO RELIGIOSO E O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING: UM ESTUDO DO SANTUÁRIO DE SANTA PAULINA EM NOVA TRENTO - SC

    Published date: 25/05/2016
    A comunicação de marketing desempenha um papel crucial no que infere a formação da imagem que os turistas e os potenciais turistas apresentam de um determinado destino. Para tal, este estudo se propôs a analisar o processo de comunicação de marketing junto aos visitantes do Santuário Santa Paulina, localizado na cidade de Nova Trento/SC. A pesquisa realizada descreveu o perfil do anunciante e o público-alvo, identificou os meios e as mensagens transmitidas e avaliou os impactos provocados pela comunicação do turismo religioso em relação ao receptor. De cunho exploratório descritivo com abordagem quali-quantitativa, fez uso do procedimento triplo, incluindo a entrevista em profundidade, a observação e o método survey. No caso deste último procedimento, utilizou-se uma amostra não probabilística formada por 162 observações. Os resultados apontaram que existe uma lacuna em nível moderado entre como a comunicação é emitida e recebida e, caso seja adaptada, ela pode se tornar mais precisa, evidente, fortalecida e unificada.

Turismo: Visão e Ação

Turismo: Visão e Ação, linked to the Graduate Program in Tourism and Hospitality - Master's and Ph.D., is a scientific journal published in a continuous flow system, with an interdisciplinary and international scope. According to Qualis/CAPES criteria (2017-2020), it is classified as 'A3' in the fields of Administration, Accounting Sciences, and Tourism. Registered with ISSN number 1983-7151, Tourismo: Visão e Ação began its activities in 1998 with printed publications in English and Portuguese. In 2008, it transitioned to an online publication, expanding its reach to a broader audience. It maintains a policy of being an open-access journal without submission or access fees. The abbreviated title for the journal is Tur., Visão e Ação, commonly used in bibliographies, footnotes, references, and bibliographic captions.

Contact

Universidade do Vale do Itajaí- Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 47 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

Access journal