• Resumen

    ATITUDE EMPREENDEDORA E ESTRATÉGIA EM PEQUENOS E MÉDIOS HOTÉIS

    Published date: 01/02/2010
    Com o objetivo de contribuir para o entendimento da gestão estratégica em pequenos e médios hotéis, o estudo aqui relatado foi desenvolvido na cidade de Curitiba, PR. O foco do estudo dirigiu-se para o desvendamento da atitude empreendedora dos dirigentes dessas empresas e das estratégias de atuação no mercado hoteleiro. Esta pesquisa teve natureza descritiva, buscando levantar dados sobre uma população de empresas e seus dirigentes. Assim, a pesquisa é classificada como um estudo de campo, com estratégia de levantamento, ex-post-facto, com enfoque quantitativo. Os resultados deste estudo apontam para uma associação positiva entre atitude empreendedora e estratégia competitiva. Embora limitada a uma amostra de 33 empresas, pode-se afirmar que as estratégias prospectoras foram mais atraentes para hoteleiros de alta orientação empreendedora, enquanto que os dirigentes de pequenos e médios hotéis que adotaram estratégias defensivas são identificados com atitude empreendedora menos audaciosa. O estudo contribui para o entendimento de maneiras de tornar a pequena empresa mais competitiva, alinhando-se com preocupações recentes da literatura.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal