• Resumen

    Tramas de uma Complexa Relação: A Comunidade da Penha – SC e o Parque Temático Beto Carrero World (Impactos Econômicos e Socioculturais)

    Published date:
    O estudo exploratório Tramas de uma complexa Relação: a Comunidade da Penha-SC e o Parque Temático Beto Carrero World (impactos econômicos e socioculturais), tem como objetivo investigar os impactos econômicos e socioculturais causados após a instalação do empreendimento Beto Carrero World na destinação turística de Penha-SC. A principal fonte de renda do município desde o século XIX foi a atividade pesqueira, com a decadência da pesca artesanal, o município passa a ver no turismo uma nova fonte econômica, intensificando-se a partir de 1991 com a vinda do parque, destacando o município no cenário nacional e internacional. Embora o parque tenha contribuído muito para reaquecer a economia do local, impactos negativos surgiram interferindo no modo de vida da população local que passou a experimentar uma realidade bem diferente da que estava habituada. Sugere-se que o desenvolvimento da atividade turística em Penha seja norteado pela concepção do turismo sustentável como forma de estabelecer um turismo que venha ao encontro dos interesses dos que estão envolvidos no processo, principalmente a população local, que tem no município, antes de ser uma destinação turística, o seu local de residência. A integração de todos os agentes envolvidos no processo é fundamental para garantir a continuidade e a qualidade do negócio turístico na destinação Penha, apontando uma nova situação para o desenvolvimento do turismo no município, contemplando e valorizando os aspectos econômicos e socioculturais da localidade. Desta forma,instala-se uma verdadeira política de integração entre iniciativa pública, privada, população local e turistas. Palavras-chave: impactos do turismo, parque temático, turismo sustentável.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal