• Resumen

    A PROBLEMÁTICA DA MUDANÇA GLOBAL NO TURISMO

    Published date:
    Após conceituar mudança global, são descritos os principais problemas derivados, principalmente, da mudança climática, salientando a importância que apresentam as emissões de gases do “efeito estufa”. Considera-se o desenvolvimento sustentável como a melhor solução para enfrentar os desafios da mudança global, frisando a necessidade de atingir um claro entendimento de quais os riscos, vulnerabilidades, sensibilidades e habilidades para se adaptar que possuem os sistemas socioeconômicos e naturais. Acentua-se que o Turismo precisa ser trabalhado dentro dessa realidade planetária incontestável que poderá ter influencia no seu desenvolvimento. Em prol de dar sustentabilidade à atividade, assinalam-se alguns caminhos baseados numa gestão responsável, a qual requer a capacitação de recursos humanos com uma visão generalista que os habilite para a gestão do turismo no quadro da globalidade e da mudança global. Abordado o tema do ecoturismo e da saúde humana em relação à mudança global, conclui-se que o desenvolvimento do turismo, planejado e gerido com responsabilidade, contribuirá para o melhoramento da qualidade de vida, para a diminuição da pobreza, com a revitalização de indústrias tradicionais, e para o afiançamento de uma consciência preservacionista da herança natural e cultural. Palavras-chave: Turismo; Mudança Global; Sustentabilidade.

Turismo: Visão e Ação

La revista Turismo: Visão e Ação, vinculada al Programa de Posgrado en Turismo y Hotelería - Maestría y Doctorado, es una publicación científica en un sistema de flujo continuo, interdisciplinario y de alcance internacional. Según los criterios Qualis/CAPES (2017-2020), está clasificada como 'A3' en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Registrada con el ISSN número 1983-7151, Turismo: Visión y Acción comenzó sus actividades en 1998 con publicaciones impresas en inglés y portugués. En 2008, se transformó en una publicación en línea, con un alcance más amplio hacia el público interesado, manteniendo una política de ser una revista de acceso abierto y sin cobro de tarifas por presentación o acceso a los artículos. Turismo: Visão e Ação (TVA) se abrevia como Tur., Visão e Ação, utilizado en bibliografías, notas a pie de página, referencias y leyendas bibliográficas.

Contacto

Universidade do Vale do Itajaí - Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC – Brasil. Tel.: +55 (47) 3261-1315, e-mail: revistaturismo@univali.br

 

Access journal